Como escolher uma ONG para ajudar?

Quer contribuir por uma causa social, mas não sabe por onde começar? Muitas pessoas acabam deixando de contribuir para instituições sociais por acreditarem que o dinheiro será usado de forma inadequada.

No entanto, é importante lembrar que a sua ajuda é fundamental para que essas organizações possam continuar atuando com as suas atividades. Pensando nisso, separamos 7 dicas que vão te ajudar a escolher uma ONG e contribuir com a transformação de muitas vidas.

Confira os sete passos para escolher uma ONG

  1. Primeiro, escolha uma causa que se identifique. Como por exemplo, meio ambiente, educação, combate à pobreza, entre outras;
  2. Em seguida, tente encontrar quais ONGs trabalham com a causa que deseja ajudar;
  3. Através do site e redes sociais da ONG, você consegue analisar todas as informações necessárias, como os projetos, parceiros, etc.;
  4. Além disso, confira a história da ONG, os resultados obtidos e a sua prestação de contas no site;
  5. Verifique se há dados que permitam o contato fácil, tais como telefone fixo e endereço
  6. Busque também perfis em redes sociais, analise fotos, depoimentos e os comentários deixados
  7. Faça uma pesquisa na parte de notícias dos sites de busca, como o Google, e confira se saíram matérias nas mídias sobre a ONG, tanto positivas quanto negativas.

 

Todas essas medidas contribuem para confirmar a veracidade da ONG. A ausência de informações e de transparência servem como um alerta de que, talvez, aquela instituição não trabalhe da maneira adequada.

Como você pode contribuir

Se você pensa que para contribuir com uma causa precisa fazer doações em dinheiro, você está enganado. Para quem está disposto a ajudar, mas não pode ajudar financeiramente, existem várias outras formas de colaborar. Como por exemplo:

  • Doação de tempo em trabalhos voluntários;
  • Recolher alimentos e mantimentos;
  • Divulgar o projeto da instituição com sua rede de contato.

 Como contribuir com o Instituto Alicerce

Agora que você sabe como escolher uma ONG para ajudar, o que acha de conhecer um pouco mais sobre o Instituto Alicerce?

 O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que capta recursos filantrópicos e viabiliza melhores oportunidades, ligadas à educação, a crianças,  jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Somente através da educação podemos garantir maiores oportunidades de sucesso a todos.

 

Acesse o nosso site e veja como ajudar.

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.