Impacto de uma ONG na sociedade

Provavelmente você já ouviu falar em ONGs, mas, você sabe qual a importância delas para a sociedade? As organizações não governamentais são instituições preocupadas em lutar pelas mais diversas causas e solucionar problemas comuns da nossa sociedade.

Desde que o termo ONG começou a ser usado no Brasil, na década de 70, ele designava todo tipo de organização engajada de algum modo na luta pela democracia política e social. De modo geral, as ONGs trabalham onde o Estado não chega e, para isso, contam com a colaboração da sociedade civil.

Por meio das ONGs, muitos têm a possibilidade de conhecer e fazer parte de uma realidade diferente e expandir sua visão de mundo. 

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre qual o papel das ONGs e como elas atuam.

 

A importância das ONGs

O papel das ONGs atualmente é muito abrangente, considerando que elas podem atuar em várias frentes, desde lutar para equilibrar as desigualdades sociais até questões ligadas ao meio ambiente. O contexto em que vivemos exige uma atuação cada vez maior e mais eficiente por parte das organizações não governamentais.

Elas trabalham para aumentar a eficiência das políticas públicas e inovar nas soluções, otimizando seus resultados. Elas ajudam a criar e desenvolver redes de conhecimento e de ação. É muito mais fácil trocar informações e buscar parcerias entre aqueles que tem os mesmos propósitos.

Existem inúmeras fundações e associações sem fins lucrativos no Brasil, entre organizações que são braços assistenciais de empresas, instituições comunitárias e outras totalmente independentes.  

Os movimentos sociais também são numerosos e englobam diversas associações de classe, muitas ainda atuando informalmente. Em um cenário tão diversificado, apontar para um papel central de todas as ONGs é um desafio.

O conceito de valor compartilhado é muito importante no universo das ONGs. Ninguém consegue fazer um mundo melhor sozinho. Por isso, a ajuda da sociedade civil torna-se fundamental. 

Neste sentido, te convidamos para conhecer o Instituto Alicerce:  uma organização sem fins lucrativos que capta recursos filantrópicos e viabiliza melhores oportunidades, ligadas à educação para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. 

Acesse o nosso site e veja como ajudar!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.