As dificuldades de conquistar o primeiro emprego

Conseguir um primeiro emprego não é uma tarefa fácil. Afinal, enquanto as empresas exigem uma série de pré-requisitos para a contratação, muitos jovens chegam ao mercado de trabalho sem a qualificação necessária. Segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, realizada em 2019, 37% dos jovens brasileiros de 15 a 25 anos não completaram nem o ensino fundamental.

Se você quer entender um pouco mais sobre esse cenário no Brasil e como podemos revertê-lo, fica neste artigo, porque esse será o tema abordado hoje.

Será que realmente faltam empregos?

Enquanto as empresas não conseguem contratar profissionais devido ao baixo nível de instrução, os jovens representam a maior taxa de desemprego do país. 

Dificuldade na contratação

Em concordância ao estudo realizado pelo ManpowerGroup em 2012, o Brasil é o segundo país do mundo em que mais empresas enfrentam dificuldade para encontrar profissionais qualificados. No estudo levantado com 38 mil empregadores de 41 países, 71% dos brasileiros dizem ter problemas para encontrar talentos adequados às posições abertas. Na média global, a dificuldade é reportada por 34% das empresas.

Habilidades transversais

Além da necessidade de uma base sólida, as competências transversais também são essenciais no mercado de trabalho. Fatores como a comunicação, autoconfiança, resolução de problemas, empatia e autocontrole são determinantes para o pleno sucesso de um profissional. 

Afinal, dentro do mundo corporativo existem tarefas desafiadoras, como participar de reuniões importantes, motivar sua equipe ou persuadir os clientes, que exigem uma inteligência emocional bem desenvolvida.

Como podemos reverter esse cenário

Nós acreditamos que todas as pessoas possuem potencial para alcançar os seus objetivos, mas poucas possuem oportunidades para isso. É pensando nisso que o Mais Aprendiz foi criado: um programa de qualificação profissional que atende às necessidades das empresas enquanto abre portas no mercado de trabalho para os jovens.

Assista o vídeo e veja como funciona!

Através de uma metodologia personalizada com foco no vínculo e no encantamento do aluno, nosso programa coloca o jovem no centro do processo de aprendizagem e garante um desenvolvimento educacional mais rápido, fortalecendo a base de linguagem e matemática e focando nas competências socioemocionais. Conheça o nosso programa!

 

Saiba como ajudar

Nós acreditamos que a transformação começa na educação. Por isso, além do programa Mais Aprendiz, distribuímos bolsas de estudo para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. 

Queremos dar oportunidades para todos realizarem os seus sonhos. Vem com a gente? Saiba como ajudar.

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.