Como uma ONG pode ajudar a sua empresa a impulsionar métricas ligadas ao ESG

Se você acompanha as principais tendências do mundo corporativo, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ESG. Mas, você sabe qual a importância dessa métrica para o Terceiro Setor? Continua por aqui porque é sobre isso que vamos falar hoje.

 

Mas afinal, o que é ESG?

Antes de iniciarmos, é importante você saber o que essas três letras significam e de que modo funcionam na prática. A sigla, originalmente norte-americana, E (Environmental), S (Social) e G (Governance),  traduzida para o português representa os pilares ambiental, social e de governança corporativa de uma empresa.

 

  • Ambiental:  é o pilar que fala sobre a adoção de práticas sustentáveis no uso de recursos naturais e de iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente;
  • Social: como o próprio nome diz, é o pilar que trata das relações da empresa com os seus colaboradores e stakeholders;
  • Governança: este pilar está ligado às questões administrativas, éticas e de transparência da empresa.

 

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário escolher entre ter bons resultados financeiros ou ter um desenvolvimento sustentável em uma empresa. Na realidade, a implementação deste conceito é um grande propulsor para o seu crescimento, uma vez que impacta positivamente os negócios, aumentando a lucratividade e melhorando o seu valor de mercado.

 

Como este conceito surgiu

Apesar deste tema ter crescido exponencialmente e virado pauta de muitos debates nos últimos meses, o conceito ESG surgiu em 2004, quando o Pacto Global da ONU, em conjunto com o Banco Mundial, provocou as 50 principais instituições financeiras do mundo a refletirem sobre seus impactos sociais, ambientais e de governança através do documento Who Cares Wins (em tradução livre “Quem se importa, ganha”).

 

Por que as empresas devem pensar nisso?

A atuação empresarial baseada nos critérios de ESG passou a ser vista como uma espécie de  “termômetro” para os investidores, os quais, cada vez mais, preocupam-se em direcionar seus investimentos às companhias que adotam tais práticas. Além disso, consumidores também demonstram uma forte tendência em consumir ou até mesmo trabalhar em empresas sustentáveis.

Quando paramos para analisar a importância do ESG, torna-se evidente que existem objetivos em comum na busca de práticas sustentáveis entre as empresas e o terceiro setor.  Inclusive, diversas práticas podem ser utilizadas dentro dessas organizações, como a transparência, a sustentabilidade e a prestação de contas.

 

Como o Instituto Alicerce pode ajudar a sua empresa

O Instituto Alicerce te ajuda a impulsionar o ESG de muitas formas. Olha só!

 

  • Contribuindo com as empresas

Oferecemos projetos e parcerias incríveis que podem beneficiar a sua empresa, criando projetos customizáveis que atendem crianças, jovens e adultos, focados no impacto educacional e na formação de um projeto de vida, além do programa Mais Aprendiz, que foi pensado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) e muito mais.

 

  • Contribuindo com a comunidade

Através das nossas iniciativas, levamos educação de qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social dentro das comunidades e você pode contribuir como voluntário ou fazendo uma doação de qualquer valor

 

  • Contribuindo com o mercado

Capacitamos jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho.

 

Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a sair na frente e mudar a realidade dentro e fora do seu negócio utilizando os pilares do ESG, saiba mais clicando aqui.  

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.