Educação pós pandemia nas escolas públicas

Após dois anos de pandemia, os alunos das escolas públicas são os mais afetados.

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 mostram que os níveis de aprendizagem em português e matemática caíram em todas as etapas analisadas. Os piores desempenhos vieram dos primeiros anos do ensino fundamental, faixa etária que foi a mais prejudicada com as escolas fechadas durante a pandemia. 

 

Evasão escolar

Dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil.

Os dados da pesquisa “Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo Ipec para o UNICEF com os estudantes das escolas públicas. Essa exclusão afeta principalmente os mais vulneráveis: 4% dos entrevistados da classe AB não estão frequentando a escola e, na classe DE, o percentual sobe para 17%, um número quatro vezes maior.

Entre quem não está frequentando a escola, 48% afirma que deixou de estudar porque precisava trabalhar fora, já as dificuldades de aprendizagem aparecem em segundo lugar, com 30%.

 

Defasagem escolar

A defasagem escolar é um termo que representa a diferença entre a idade esperada de um aluno e a idade que o aluno possui, em determinado nível escolar. É o que podemos chamar de atraso escolar

A defasagem escolar é causadora de muitos danos no ambiente escolar e no desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes. Devido à alta complexidade de uma sala de aula, composta por alunos em diferentes fases de aprendizagem e com necessidades únicas, é cada vez mais difícil para os professores suprirem as demandas educacionais. 

Os alunos atrasados são os mais prejudicados, pois não conseguem acompanhar o ritmo de ensino dos demais alunos, enquanto recebem atenção na mesma proporção. Muitas vezes, isso também causa a evasão escolar.

Quais as estatísticas de atraso escolar e os principais motivos?

Segundo pesquisas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), em 2021, os dados de distorção idade-série apontam para um índice de 15,6% em defasagem escolar nas escolas brasileiras. 

Segundo o Censo Escolar, no ensino fundamental, as maiores taxas de distorção da rede pública são encontradas para o 7º, o 8º e o 9º anos, com 25,0%, 25,6% e 24,3%, respectivamente. Em 2021, a distorção idade-série do ensino médio foi de 25,3%, um valor ainda maior.

 

É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Melhorar esses índices é a nossa principal missão!

 

Conheça o Instituto Alicerce

Nossa missão é empoderar e transformar a vida de alunos em situação de vulnerabilidade social através da educação e do apoio socioemocional para a realização de um projeto de vida.

Nosso programa de reforço trabalha a base educacional associado a uma abordagem integral, além das trilhas de leitura, escrita e matemática também contamos com uma trilha completa de Habilidades para a Vida, visando aprimorar as soft skills necessárias para o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Somos guiados por um método!

Nossa metodologia traz uma abordagem pedagógica inovadora e disruptiva, buscando dar oportunidade para que todos se desenvolvam de maneira integral. Para alcançar esse objetivo, personalizamos o processo de ensino-aprendizagem, e adotamos uma metodologia sustentada em três grandes pilares (trilhas de conhecimento, habilidades para a vida e descoberta) que visam a constante evolução e a construção de um PROJETO DE VIDA do aluno.

 Pilar das Trilhas de Conhecimento

Desenvolvemos as trilhas de Língua Portuguesa  (leitura, escrita),  matemática e inglês alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), visando a recuperação das lacunas de aprendizagem e o fortalecimento da base escolar. 

Pilar da Espiral de Habilidades para a vida

Esse pilar tem cinco frentes: habilidades para pensar, habilidades para sentir, habilidades para o autoconhecimento, habilidades para contribuir e retribuir, e habilidades para autossuperação.

Pilar da Descoberta

Esse pilar busca ampliar o repertório cultural dos alunos, e envolve o desenvolvimento de projetos nas áreas de Ciências naturais, Ciências humanas, Arte e cultura, Saúde, esporte e bem-estar, Cidadania e direito, Sustentabilidade, Tecnologia, Astronomia e astronáutica e Empreendedorismo.

Projeto de Vida

A integração dos três pilares do Alicerce culmina na construção de um projeto de vida para cada aluno. Esse projeto respeitará a idade e fase de desenvolvimento, e prioritariamente busca expandir o engajamento com o propósito de aprender a vida toda, e com a construção de metas pessoais, profissionais e financeiras.

A jornada do Aluno

A jornada do aluno no ALICERCE está estruturada em ciclos de aprendizagem com duração de dois meses chamados de sprints pedagógicas. A cada nova sprint, as lideranças pedagógicas realizam uma análise da evolução do aluno e estabelecem novos objetivos e estratégias de aprendizagem.

Avaliação digital diagnóstica adaptativa – MAPA

Conhecemos o ponto de partida de cada aluno, ou seja,  por meio da avaliação diagnóstica digital adaptativa, que chamamos de MAPA – Momento de Avaliação para a Aprendizagem,  identificamos as necessidades de instrução que são diferentes do ano escolar em que o aluno está matriculado, o que resulta em um plano de ensino personalizado, e em maior eficiência no processo de ensino e aprendizagem. 

Checagens quinzenais

Na nossa metodologia, adotamos uma avaliação formativa da aprendizagem dos alunos. A cada quinzena, checamos o caminho personalizado que estamos propondo para cada aluno. Buscamos responder a questões como: Ele está aprendendo? Existe algum conteúdo que precisa ser ensinado de outra maneira para que ele consiga dominá-lo? Podemos ir mais rápido com a instrução dele, ou precisamos retomar conteúdo anterior que ainda não foi sistematizado?  Permitindo assim, que o líder ou o guia tomem decisões com mais evidência e sem ter que esperar o término do ciclo de oito semanas.

Banco de atividades

No Alicerce, os líderes e guias têm autonomia para criar as atividades que querem oferecer aos seus alunos e contam com um aplicativo com mais de 8 mil atividades que passaram por triagem e foram testadas em linha com a Metodologia Alicerce.

Material estruturado

O material estruturado é uma sequência de atividades com propostas de diferenciação da instrução para cada nível de nossas trilhas de conhecimento, visando oferecer estratégicas diferenciadas por nível de desenvolvimento dos alunos (faixas etárias) e nível de interesse (experiências prévias e preferências).

Formação dos líderes e dos guias, nossos instrutores

Os professores do Alicerce recebem formação inicial e formação continuada em nossa metodologia para poderem atuar como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem. Temos um núcleo de formação, composto por uma equipe com educadores e especialistas na área de aprendizagem. Esse núcleo dá supervisão contínua aos líderes e guias para que possam personalizar o processo de ensino e aprendizagem. 

Monitoramento da qualidade dos planejamentos e das aulas

Além das formações continuadas, existe o monitoramento contínuo dos planejamentos das aulas por meio de um núcleo da qualidade, que avalia se os planejamentos das aulas estão de acordo com as necessidades instrucionais identificadas pela avaliação diagnóstica aplicada em nossos alunos. 

 

Conheça nosso trabalho!

 

 

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