O que é o terceiro setor e qual a sua importância?

Se você está lendo este artigo, provavelmente já ouviu falar sobre o terceiro setor, não é? Mas, você sabe qual a sua importância para a sociedade como um todo? Fica neste artigo que é sobre isso que vamos falar hoje!

Começando do início

Antes de te contar o que é o terceiro setor e como ele funciona, é fundamental que você saiba que a sociedade civil é dividida em três setores:

  • Primeiro Setor: também conhecido como setor público, o primeiro setor é composto pelo Estado, o qual inclui a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas empresas e fundações públicas;
  • Segundo Setor: este setor é composto pelo Mercado, pela iniciativa privada e particular, que pauta a atividade econômica do país;
  • Terceiro Setor: composto por organizações de caráter social e sem fins lucrativos. Englobam instituições religiosas, ONGs, entidades beneficentes e outros.

Agora, vamos para a ação!

Como o Terceiro Setor surgiu

Apesar do terceiro setor ser uma pauta bastante atual, o seu surgimento se deu no século XV, quando a Igreja Católica adotou a instalação das Irmandades da Misericórdia. Entretanto, somente nos últimos anos foi aprovada a Lei nº 13.019/2014, conhecida como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que estabelece e regula no âmbito jurídico as parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil, para trabalharem em cooperação mútua em busca de interesse público e recíproco.

Quem compõe o Terceiro Setor

O Terceiro Setor é composto por pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que exercem atividades de interesse social. Entre elas, temos: as cooperativas e organizações religiosas, as associações, as fundações e as organizações não-governamentais (ONGs).

A importância do Terceiro Setor

Segundo o relatório sobre riqueza global elaborado pelo Banco Credit Suisse em 2020, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. De um lado, 1% da população possui quase metade da riqueza do país, e de outro, 14,5 milhões de famílias brasileiras vivem em situação de extrema pobreza. 

Essa má distribuição de renda acarreta uma série de problemas sociais, especialmente em comunidades carentes. E, como sabemos, esse abismo social não será resolvido apenas pela atuação do Estado. Então, é aí que entra o terceiro setor. 

Como o Instituto Alicerce ajuda nesta causa

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que capta recursos filantrópicos e viabiliza melhores oportunidades, ligadas à educação, a crianças,  jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Somente através da educação podemos garantir maiores oportunidades de sucesso a todos.

Quer fazer parte dessa missão?  Clique aqui e saiba como ajudar!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.