Por que a educação da Finlândia é a melhor do mundo?

Quando falamos sobre educação básica, sabemos que o Brasil não é uma grande referência. Inclusive, isso pode ser visto através da sua posição no ranking do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) que avalia as nações com o melhor índice de educação do mundo. 

Enquanto o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking de 79 países, a Finlândia se destaca em primeiro lugar. Mas o que faz esse país ser referência mundial em educação? Fica por aqui porque esse vai ser o tema de hoje!

 

Aluno no centro do processo de aprendizagem

Você já ouviu falar sobre metodologias ativas de ensino? Diferente dos modelos tradicionais, em que os alunos acompanham a matéria ensinada por meio de aulas expositivas, a metodologia ativa permite que o aluno torne-se o protagonista e o maior responsável pelo processo de aprendizado.

Gamificação, mão na massa, aprendizagem baseada em problemas e contextualização são alguns exemplos de metodologias ativas de ensino. 

Avaliações que orientem o aprendizado

Diferente das avaliações conhecidas no Brasil, em que o aluno precisa se preparar para uma grande prova com perguntas muitas vezes decoradas em uma tentativa de testar o seu conhecimento, na Finlândia, isso acontece de um modo diferente.

Nesses momentos, os alunos têm a oportunidade de se autoavaliar e verificar o que realmente aprenderam, permitindo que eles consigam visualizar quais pontos precisam melhorar e promovendo  o aprendizado.

Ensino personalizado

Todas as pessoas possuem as suas individualidades, por isso não podem ser ensinadas da mesma forma. O ensino personalizado permite que cada aluno seja ensinado da melhor maneira possível, respeitando suas limitações e talentos e considerando o ritmo de cada um. 

Habilidades transversais

As habilidades transversais englobam uma série de competências essenciais para a vida adulta, como a inteligência emocional, autoconhecimento, autocontrole, pró-atividade e muitas outras. Na Finlândia, elas fazem parte da base curricular e são trabalhadas desde cedo com os alunos.

O que a metodologia Alicerce e a educação finlandesa têm em comum

Assim como a educação finlandesa, o Alicerce ensina para alunos de todas as idades as competências definidas como as mais relevantes pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). 

Para que todos tenham a oportunidade de aprender, o processo de ensino e aprendizagem do nosso parceiro, Alicerce, conta com uma metodologia que visa desenvolver o estudante de maneira integral através dos mesmos princípios mencionados neste artigo. 

Nos ajude a levar educação de qualidade para todos

O Instituto Alicerce tem como missão levar esse ensino de qualidade ao maior número de crianças, jovens e adultos, por meio de bolsas de estudo do Alicerce Educação. Assim, elas têm a possibilidade de ter aulas de português, matemática, inglês, habilidades para a vida e muito mais.

Para contribuir com essa causa faça uma doação de qualquer valor.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.