Qual a importância da inteligência emocional para o mercado de trabalho?

Na era da tecnologia, internet e globalização, além das habilidades técnicas e cognitivas, o  desenvolvimento socioemocional tornou-se essencial para o ingresso no mercado de trabalho. Isso porque as empresas têm procurado cada vez mais profissionais que saibam lidar com situações complexas e que exijam equilíbrio emocional. 

Essas habilidades cumprem um papel fundamental na vida adulta, mas, para isso, precisam ser trabalhadas desde a infância. Se você ainda não está integrado nesse assunto, fique tranquilo, porque neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a inteligência emocional e como elas impactam nas diversas fases da vida. 

O que são habilidades socioemocionais?

As habilidades socioemocionais englobam um conjunto de competências que são necessárias para que cada indivíduo consiga lidar com as suas próprias emoções, alcançar metas e se relacionar com outras pessoas. 

Por vivermos em sociedade, essas competências são exigidas diariamente nas mais diversas situações e, através delas, conseguimos superar desafios do dia a dia de forma saudável e equilibrada, além de estabelecer relações interpessoais de forma harmônica.

Os pilares da inteligência socioemocional podem, então, se apresentar divididos em 3 grandes áreas

– Autoconhecimento;

– Habilidades de relacionamento;

– Consciência social. 

Autoconhecimento

O autoconhecimento permite que o indivíduo reconheça, compreenda e nomeie as suas próprias emoções, tornando-se capaz de criar estratégias para lidar com as mais diversas circunstâncias do seu cotidiano. Por meio dele, passamos a ter mais autocontrole, confiança, foco, atenção e planejamento. 

Habilidades de relacionamento

Desenvolver habilidades de relacionamento é primordial para evitar conflitos em qualquer ambiente social e promover a solidariedade.  A partir delas, desenvolvemos o pensamento crítico, escuta ativa e colaboração.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Dale Carnegie, dos Estados Unidos, enquanto apenas 15% do sucesso das pessoas dependem da competência técnica e habilidades no trabalho, 85% do sucesso era fundamentado na personalidade e, principalmente, na habilidade de se relacionar com outras pessoas.

Consciência social

A consciência social permite que cada pessoa entenda o seu papel em um contexto maior, pensando além da individualidade e colaborando na construção da coletividade. Dessa forma, ela consegue levar em consideração perspectivas alheias, desenvolvendo a empatia, respeito e compromisso social. 

Como as habilidades socioemocionais interferem no mercado de trabalho?

Além de dominar conhecimentos e técnicas atreladas à área de formação, é imprescindível que o profissional possua um bom desenvolvimento das suas habilidades socioemocionais, considerando que, o mercado de trabalho é marcado por inúmeras responsabilidades.

Por que a inteligência emocional é importante na infância?

Um estudo, realizado por James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, apresentou que crianças que tiveram as habilidades socioemocionais trabalhadas na primeira infância têm 44% mais chances de concluir o ensino médio, 35% menos de chance de irem presos e ganham três vezes mais do que a renda média daquelas que não desenvolveram tais habilidades.

Socioemocional no Instituto Alicerce

As competências socioemocionais são como pré-requisitos para um bom desempenho das cognitivas, pois potencializam as funções executivas, como a memória, atenção e controle inibitório. Pensando nisso, o Alicerce, parceiro do Instituto Alicerce, que atua dando aulas de complemento escolar para nossos alunos bolsistas, tem como uma das suas trilhas pedagógicas a Trilha de Habilidades para a vida, que contempla competências socioemocionais. 

Para nos ajudar a garantir o desenvolvimento integral de cada criança, jovem e adulto, acesse o nosso site e faça uma doação de qualquer valor.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.