4 perguntas para diretora executiva do Instituto Apontar

Desde 2019, Claudia Barros é diretora executiva do Instituto Apontar, projeto social sem fins lucrativos com a missão de contribuir com o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes com superdotação, oriundos de famílias de baixa renda, por meio da assistência social e da formação ética, acadêmica e social. 

Nesta entrevista, ela compartilhou um pouco da sua trajetória dentro do Terceiro Setor e também sobre a parceria do Instituto Apontar com o Instituto Alicerce. Confira agora!

 

  1. Como surgiu o interesse em atuar no Terceiro Setor?

Havia acabado de me aposentar quando surgiu a possibilidade de trabalhar no Instituto Apontar, uma organização que atende crianças e jovens com traços de superdotação, oriundos de famílias de baixa renda e estudantes das escolas públicas do Rio de Janeiro. 

Ele tem como objetivo não só preparar esses alunos para escolas públicas de excelência, através dos concursos de admissão, mas também acompanhar esses jovens ao longo de toda a sua trajetória até o ingresso na universidade. 

Esses jovens recebem apoio acadêmico e psicossocial que vão desde suporte pedagógico, oficinas formativas, enriquecimento cultural até atendimentos psicossociais e encaminhamentos para as redes. 

Fiquei encantada com a proposta e com a oportunidade de poder aliar algo que fiz ao longo de toda a minha carreira agora no terceiro setor.  Implantar um sistema de gestão numa organização sem fins lucrativos para que pudéssemos aumentar o nosso impacto social era um grande desafio.

 

  1. Qual a principal motivação para trabalhar com educação?

Sempre trabalhei com educação.  Sou professora por formação e atuei tanto no setor público quanto no privado por mais de 30 anos, não só na área acadêmica, lecionando ou coordenando, mas também como gestora.

 

  1. Como o Instituto Apontar surgiu?

O Instituto Apontar é o resultado da fusão de duas organizações.  A Associação de Assistência ao Adolescente fundada há mais de 70 anos que desenvolvia um trabalho focado na formação de adolescentes  e o Instituto Lecca que desde 2007 prepara crianças com traços de superdotação para escolas públicas de excelência como o Colégio Pedro II, por exemplo. A integração das duas organizações nos permitiu um atendimento mais completo tanto na área educacional quanto na assistencial. Clique aqui para saber mais sobre o projeto e apoiar!

 

  1. Como funciona a parceria do Instituto Apontar com o Alicerce?

A parceria com o Alicerce surgiu da necessidade de um apoio maior aos alunos que, devido à pandemia, não conseguiram se preparar de forma adequada para as escolas públicas de excelência.  

Isso se deu por dois motivos principais: Primeiro, pelo fato da grande maioria das escolas da  prefeitura onde nossos alunos estudavam terem suspendido as aulas e os alunos ficaram sem receber o conteúdo do seu ano escolar.  

Segundo, a dificuldade de conexão por parte de muitos alunos fazia também com que perdessem o conteúdo que era oferecido online pelo Instituto. 

E, ainda, tivemos outra mudança no cenário. Com a suspensão dos concursos para as escolas públicas, conseguimos encaminhar, no final de 2020, 40 alunos para escolas privadas de excelência com bolsa integral.  Eram escolas muito boas, que rapidamente voltaram com as  aulas presenciais ou em sistema híbrido.  

Percebemos que precisaríamos oferecer um suporte mais intensivo e estruturado para que esses alunos pudessem acompanhar as aulas nessas escolas e a proposta do Alicerce caiu como uma luva.

Começamos então a oferecer o Alicerce para a turma que havia ingressado no 6º ano do EF II nas escolas privadas.  As aulas acontecem 3 vezes na semana com duração de 3h/dia.  Em seguida, passamos a oferecer o Alicerce para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, ainda nas escolas da prefeitura, para juntos, recuperarmos a defasagem e acelerarmos o conteúdo para o seu ingresso em escolas de excelência em 2021.

 

Conheça também a causa do Instituto Alicerce

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão proporcionar melhores oportunidades, ligadas à educação, a crianças,  jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Somente através da educação podemos garantir maiores oportunidades de sucesso a todos. Acesse o nosso site e veja como ajudar.

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.