As principais consequências da pandemia na educação

Quando pensamos na pandemia da COVID-19, é instantâneo considerar os reflexos negativos que ela causou, inclusive, na educação.  Esses impactos são preocupantes não somente em relação à aprendizagem, mas, também, quanto ao número de crianças e jovens que abandonaram os estudos. 

Neste artigo, vamos abordar as principais consequências que a pandemia trouxe à educação em nosso país.

 

Evasão escolar

De acordo com a pesquisa C6 Bank/DataFolha, quatro milhões de estudantes brasileiros, com idades entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos em 2020.

 

Taxa de abandono escolar em 2020:

Ensino superior: 16,3%

Ensino médio: 10,8%

Ensino fundamental: 4,6%

 

 

Entre as principais causas para o abandono escolar, está a questão socioeconômica,considerando que os estudantes das classes sociais mais baixas lideraram os índices de evasão. 

 

Classe A e B: 6,9%

Classe D e E: 10,6%

 

Falta de acesso à internet

Em virtude da pandemia, quase todas as escolas optaram por aulas online, o que contribuiu para que muitas crianças e jovens ficassem sem aulas no último ano, já que 47 milhões de pessoas não têm acesso à internet, segundo estudo do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

 

De acordo com a UNICEF, entre os estados brasileiros que adotaram o ensino remoto, apenas 15% distribuíram dispositivos aos alunos, e menos de 10% subsidiaram o acesso à internet. Como consequência, 3,7 milhões de estudantes matriculados não tiveram acesso a atividades escolares e não conseguiram estudar em casa.

 

 

 

As primeiras consequências

Esses reflexos já podem ser vistos nas primeiras avaliações diagnósticas de desempenho dos estudantes. Os números mostram que a pandemia provocou um grande estrago na aprendizagem escolar. 

 

 

 

Reflexos a longo prazo

Em face aos fatos expostos, o Brasil corre o risco de regredir duas décadas no acesso à educação. Os dados são de uma pesquisa do Unicef, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) para a infância e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

 

Como reverter esse cenário

Nota-se que a pandemia acelerou os problemas e acentuou as desigualdades sociais existentes em nosso país. Diante disso, é essencial agir rápido, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado. 

 

Por meio de doações, o Instituto Alicerce distribui bolsas de estudo a estudantes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando educação acessível e de qualidade em qualquer lugar do país. Acesse nosso site e veja como ajudar nessa missão. 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.