Como escolher uma causa para ajudar?

Na mesma proporção que existem problemas a serem solucionados em todo o mundo, existem instituições que lutam diariamente para reverter esse cenário, às quais podemos ajudar por meio do trabalho voluntário ou  por uma simples doação. Mas, em frente às mais diferentes causas, como escolher uma para contribuir? 

 

Na realidade, não existe uma causa melhor do que a outra, já que todas merecem atenção e investimentos. Mas, certamente, existe aquela que melhor se conecta a cada um de nós. Para te ajudar nessa escolha, hoje trouxemos neste artigo cinco exemplos de causas sociais que você precisa conhecer!

 

Animais

 

Se você é um amante de animais, saiba que existem várias maneiras de fazer mais por eles. Existem inúmeras ONGs e grupos de proteção a animais que precisam de algum tipo de suporte, já que elas dependem de doações para custear todos os cuidados, desde a alimentação até consultas veterinárias. Você pode ajudar fazendo doações em dinheiro ou contribuindo com ração, cobertores e vermífugos. 

 

Idosos

 

Outra causa que merece atenção são as organizações dedicadas aos cuidados de idosos em situação de risco social ou abandono, que tem como objetivo proporcionar assistência e maior qualidade de vida à terceira idade. Você pode ajudar através de doações de produtos de higiene pessoal, alimentação ou até mesmo doando o seu tempo.

 

LGBTQIA+ 

 

Segundo a ONG britânica Micro Rainbow International, um dos segmentos que acabam sendo mais afetados pela vulnerabilidade social é o grupo LGBTQIA +. No Brasil, existem diversas instituições engajadas por essa causa, seja proporcionando moradia, alimentação ou educação. O que você acha de contribuir?

 

Meio Ambiente

 

Nos últimos anos, as causas relacionadas ao meio ambiente têm ganhado grande visibilidade. Assuntos como a emissões de carbono pelas indústrias e o impacto do aquecimento global no planeta, trazem à tona a necessidade de olharmos para essa causa. Que tal buscar uma ONG que trabalhe com tratamento de resíduos (lixo) para ajudar?

 

Educação

 

Além de ser um direito fundamental para o indivíduo, a educação também é a responsável pelo desenvolvimento do país como um todo, considerando que ela impacta diretamente em índices relacionados à pobreza e à violência. Entretanto, segundo a Unicef, mais de 5 milhões de crianças e jovens não tiveram acesso à educação em 2020.

 

Para reverter essa situação, o Brasil conta com o apoio de inúmeras instituições dedicadas a esta causa. O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que distribui bolsas de estudo a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Você também pode desenhar um projeto customizado e escolher o perfil do público beneficiário que você quer impactar diretamente.

Clique aqui e contribua por essa causa.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.