Descubra como trabalhar a responsabilidade social na sua empresa

Se você está por dentro das principais tendências do mundo corporativo, provavelmente já deve ter ouvido falar em responsabilidade social, não é? Dentro das métricas de ESG, esse é um fator muito importante para o desenvolvimento de uma empresa.

 

 

Nesse contexto, trouxemos neste artigo o que é a responsabilidade social e como trabalhá-la em sua empresa.

 

O “S” de ESG

 

O social, como o próprio nome diz, é o pilar que trata sobre a relação da empresa com toda a rede de contato a qual está conectada. Na prática, engloba as atitudes que a marca vem adotando ao longo da sua jornada no âmbito da responsabilidade social e da valorização do capital humano, não apenas dos seus colaboradores, mas também nas relações com o público externo, já que a comunidade ao seu redor também precisa de atenção.

 

Mas o que é a responsabilidade social dentro de uma empresa?

Dentro das empresas, um termo muito utilizado é o de RSC (Responsabilidade Social Corporativa), que pode ser definido como a responsabilidade voltada para as questões internas e o ambiente de negócios junto aos colaboradores.

 

Outro conceito muito utilizado e mais amplo é o de RSE (Responsabilidade Social Empresarial), que visa não apenas o ambiente interno na empresa, mas também se preocupa com os impactos negativos dela na comunidade local.

 

De que forma isso é importante para a sua empresa

A cada dia, as pessoas têm se preocupado mais em adquirir produtos e serviços de empresas que realmente se preocupam com o bem-estar dos funcionários e que se importam com o meio ambiente e com a comunidade ao redor.

Dessa forma, quando uma organização mostra que possui compromisso com quem está ao seu redor, os consumidores e investidores passam a se sentir mais seguros para fazer negócios com ela.

Dicas de práticas sustentáveis para sua empresa:

Agora que você já conhece um pouco sobre a importância da responsabilidade empresarial, vamos apresentar algumas dicas que vão te ajudar a entender como você pode implementar essa prática dentro da sua empresa:

  • Redução do impacto ambiental: isso pode ser feito por meio da reciclagem de materiais, lixos de coleta seletiva nos ambientes de trabalho, compensação gás carbônico, reutilização de sobras de matéria-prima, uso de materiais ecológico e outros. 
  • Investir em capital humano: oferecer cursos e outras formas de aprimoramento aos seus funcionários é uma excelente maneira de trabalhar a responsabilidade social. Saiba como nosso parceiro, Alicerce Educação, pode te ajudar nessa.
  • Fazer doações para instituições sociais: existem diversas instituições que têm, como principal objetivo, promover uma vida melhor para as comunidades menos privilegiadas do nosso país. Que tal apoiá-las com uma doação financeira? 

Conheça o Instituto Alicerce

O Instituto Alicerce é uma organização sem fins lucrativos que capta recursos filantrópicos e viabiliza melhores oportunidades, ligadas à educação para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. 

 

Clique aqui e veja como podemos te ajudar a trabalhar a responsabilidade social na sua empresa.

 

 

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.