Existe acesso à educação nas periferias?

O artigo 205 da Constituição Federal prevê a educação como um direito de cada pessoa, sendo dever do Estado e da família promovê-la e incentivá-la. Entretanto, sabemos que não é isso que ocorre na prática, considerando que, segundo dados do IBGE (2020), 28,2% da população não têm acesso à educação. 

Mas você sabe o que acontece para que essa exclusão social ocorra? Fica neste artigo, porque esse será o tema abordado hoje. 

Quem são os brasileiros sem direito à educação?

No Brasil, além do nível socioeconômico de estudantes, outros fatores contribuem para aumentar a desigualdade educacional como, por exemplo, a região, estado ou município em que o aluno mora.

Enquanto 98% das escolas com piores resultados estão no Norte e Nordeste do país, 86% das com melhores notas estão no Sul e Sudeste. Os dados são da pesquisa de Opice e Correa realizada em 2015. 

Reflexos da falta de acesso à educação

A falta de acesso à educação de qualidade reforça o ciclo de desigualdade social, já que pessoas com pouco ou menos estudo dificilmente conseguem mudar sua condição ao longo da vida, enquanto que aqueles que nascem com maior renda podem estudar mais e, consequentemente, se tornarem adultos com condições financeiras e sociais melhores.

Mas o que fazer para garantir que todos tenham acesso ao ensino de qualidade?

Alicerce nas Comunidades

Junto ao VRB Social, o Instituto Alicerce executa o projeto “Alicerce nas Comunidades” dentro das comunidades do Rio de Janeiro. O projeto acontece em parceria com o Viva Rio, que possui a Academia de Futebol Pérolas Negras.

O principal objetivo dessa parceria é garantir uma oportunidade de desenvolvimento a cada criança e jovem deste time de futebol, unindo o esporte com a educação, através do nosso programa de complemento escolar. Confira abaixo como funciona na prática!

Todos podem atingir os seus sonhos

Nós sabemos que todas as pessoas possuem potencial para alcançar os seus objetivos, mas poucas possuem oportunidades para isso.

“A educação é o que fomenta, é o que eleva e o que faz o caráter de uma criança e adolescente. E o principal, não é uma educação formal, [é] uma forma diferente em que se dá autonomia ao aluno. Porque quando você deixa uma criança ou adolescente viajar no seu íntimo, ele consegue progredir. Não interessa se ele mora num prédio da Zona Sul, ou numa favela da Zona Oeste.” – Franklin, responsável pelo projeto Craques da Vila

O Instituto Alicerce possui projetos especiais com programas de bolsas de estudo destinados a crianças, jovens e adultos. Por meio de doações, você nos ajuda a garantir oportunidades de aprendizagem para muitas outras pessoas. 

Conheça nossa missão e doe.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.