7 filmes sobre desigualdade social e racial para te fazer refletir

Muito mais do que gerar entretenimento, os filmes podem ser grandes ferramentas de aprendizagem e despertar reflexões sobre as mais diversas temáticas. Hoje, separamos sete obras que irão te ajudar a desenvolver um pensamento mais crítico sobre a desigualdade social e racial.

 

Confira a nossa seleção abaixo:

 

  • Que horas ela volta?

 

Um drama que aborda as desigualdades da sociedade brasileira através da história da empregada doméstica Val que se muda para São Paulo em busca de uma oportunidade de vida melhor.

 

  • O menino que descobriu o vento

 

Baseado em uma história real, esse é um daqueles filmes que te fará ter vontade de se teletransportar e estar ao lado do personagem para ajudá-lo. Mostra como é incrível o poder de se transformar e reinventar diante das dificuldades da vida.

 

  • Trash: a esperança vem do lixo

Baseado no livro de Andy Mulligan que se passa em um país fictício, dois garotos que vivem em um lixão estão sempre em busca de algo valioso que tenha sido jogado fora e que possa ajudá-los a ganhar algum dinheiro e retrata um pouco da realidade de como é viver na miséria.

 

  • A Vida e a História de Madam C.J. Walker

Uma minissérie da Netflix que conta a história real de uma mulher negra americana que luta contra a pobreza e contra as adversidades da vida para se tornar uma empresária de sucesso.

 

  • Olhos que Condenam

Indicado há vários prêmios de cinema, a minissérie conta o que aconteceu em 1989 em Nova York com cinco garotos negros com idades entre 14 e 16 anos que foram incriminados pelo estupro de Trisha Meili, sendo coagidos a dar depoimentos falsos pela polícia.

 

  • A Vida Secreta das Abelhas

A história se passa na década de 60, no sul dos Estados Unidos, e mostra o início dos movimentos antirracistas. O filme conta a história de Lily Owens e traz um grande aprendizado sobre o racismo, desconstrução social e empoderamento da mulher.

 

  • Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississipi, Skeeter entrevista mulheres negras que passaram toda as suas vidas trabalhando como empregadas para famílias brancas. O filme aborda temáticas muito importantes, como o racismo e a desigualdade social.

Como contribuir com o combate às desigualdades

 

Conhecer histórias como essas nos faz perceber que a sociedade em que vivemos  não proporciona as mesmas oportunidades para todos. Pensando nisso, o Instituto Alicerce tem como missão proporcionar melhores condições a crianças,  jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.  

 

O combate a desigualdade começa pela educação! 

 

Clique aqui e veja como ajudar.

 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.